Home ⁄ Boa Forma ⁄ Tonificador muscular, o aparelho realmente funciona?

Tonificador muscular, o aparelho realmente funciona?

O sonho de grande parte das pessoas é ter um corpo tonificado com o mínimo esforço necessário para tal objetivo. Será que o tonificador muscular é o caminho ideal?

tonificador-musucular-funciona

 

Quando o assunto é exercício físico, muita gente já começa com aquela preguiça só de pensar em ter que sair de casa para ir na academia ou dar uma corrida na praça. É a velha luta entre o ócio e os resultados desejados.

Se já não bastasse essa velha preguiça que todo mundo enfrenta, ainda temos que somar a isso o fato de que nossas vidas está cada dia mais corrida. Levar filho na escola, ir ao trabalho, faculdade, atividades do lar, enfim, é pouco tempo para muita atividade.

É nessas horas que muita gente busca métodos e atividades que vão nos economizar um dos nossos bens mais preciosos, o tempo.

Mirando este público, alguns anos atrás um leva de aparelhos elétricos com objetivos estéticos/saúde começaram a se tornar populares nos Estados Unidos e não demorou muito para que fosse febre em vários lugares do mundo (com o Brasil não foi diferente). Eles são conhecidos como tonificadores musculares elétricos ou pelo termo em inglês Muscle Stimulators. Também é muito comum ouvirmos esse aparelhos pelo termo “aparelhos abdominais”, afinal grande parte das pessoas que procuram este aparelho tem a intenção voltada principalmente desta região corporal.

 

Como ele funciona

O tonificador muscular tem como objetivo trabalhar uma determinada região do corpo através de pulsos elétricos ativadores, onde são transmitidos eletrodos que ficam na superfície da pele.

No caso do tonificador, ele foi desenvolvido para trabalhar os mais diversos músculos do corpo humano, tal como bíceps, tríceps, pernas e abdômen. Este último grupo muscular, aliás, foi um dos grandes responsáveis do sucesso do aparelho. Como mencionamos acima, grande parte das pessoas o buscam para focar nos resultados da região abdominal.

Basicamente, esses transmissores tem a missão de fazer com que seu músculo trabalhe através da contração e relaxamento mesmo você estando em uma situação estática. Sendo ainda mais direto, a ideia é que o aparelho “se esforce” no seu lugar.

O tonificador muscular geralmente vem com um gel de contato. O mesmo tem como missão “ajustar” o aparelho á pele. Os fabricantes recomendam não usar o tonificador sem o gel aplicado.

 

Objetivo

Nem todas as pessoas que buscam o aparelho possuem o mesmo objetivo. Alguns querem diminuir as medidas, outros querem apenas uma definição maior do músculo em questão.

É pensando nisto que a maioria dos tonificadores musculares elétricos funcionam a partir de níveis de estímulos, voltados para os diferentes objetivos com o músculo.

A maioria dos aparelhos trabalham com 4 níveis:

  • Força Muscular
  • Firmeza
  • Manutenção Muscular
  • Massageador

O aparelho inclusive serve como complementador de exercícios.

Por exemplo, uma pessoa que costuma fazer abdominais com frequência em casa e em um determinado dia precisa passar a roupa no momento da atividade. solução? Coloque o tonificador enquanto faz a atividade doméstica. Simples não?

 

É prejudicial a saúde?

Como todo produto no mercado nos dias atuais, sempre terá aquele fabricante que irá desenvolver um produto de péssima qualidade para baratear o custo de fabricação, irá vender o produto mais barato e os resultados – obviamente – serão insatisfatórios para o consumidor, e no pior dos casos, causará riscos a saúde.

O tonificador muscular é um aparelho regulamentado pela ANVISA, e o órgão inclusive já solicitou alguns testes que comprovaram a não alteração nos valores da pressão arterial e da frequência cardíaca com as estimulações do aparelho, descartando assim qualquer possibilidade de risco cardíaco a adultos saudáveis.

Resumindo, o aparelho é clinicamente aceito. Basta você adquirir uma marca confiável e de qualidade.

 

Qualquer pessoa pode usar?

Sim, qualquer pessoa saudável, independente se já pratica alguma atividade física ou é um sedentário total. Como possui níveis de intensidade, o aparelho consegue lidar com qualquer tipo de músculo (desde o músculo totalmente sedentário até aquele acostumado com atividades físicas frequentes).

Contraindicações:

  • Se for portador de algum estimulador cardíaco;
  • Utilizar  o aparelho na região do coração;
  • Mulheres grávidas;
  • Em caso de patologia neuromuscular;
  • Em caso de patologia hemorrágica.

 

Conclusão

O aparelho sozinho não faz milagre. Sei que parece uma frase um tanto óbvia mas infelizmente alguns acreditam somente o uso do aparelho irá trazer resultados significativos.

Mas sim, o aparelho aliado a uma boa dieta e alguns exercícios aeróbicos podem trazer ganhos interessantes.

Vale ressaltar também o seu 2º grande objetivo, que é a economia de tempo. Isto ele faz e muito bem. Afinal, podemos levá-lo e utilizá-lo em praticamente qualquer lugar.

 

Marcas

Bom depois de muita pesquisa em fabricantes nacionais e internacionais, vimos que no Brasil temos apenas uma marca que realmente vale a pena. Como mencionei algumas linhas acima, fabricantes com produtos de baixa qualidade tem em todos os ramos, infelizmente no ramo estético/saúde também não é diferente. Por questões de segurança à saúde, nem vamos listar os produtos sem a certificação da ANVISA. A maioria inclusive possui muitos relatos negativos por parte dos consumidores.

O tonificador muscular sport elec body control system + gel de contato rmc é realmente um aparelho interessante. Essa marca é mundialmente conhecida, com todas as certificações e tendo ótimos relatos de consumidores tanto no Brasil como nos Estados Unidos.

Antes de sua fama se estender em nossas terras (principalmente através da rede Polishop), o mercado americano recebeu-o de uma forma bastante positiva.

No mercado nacional, o produto possui um preço em torno de R$ 390,00.

Tonificador muscular sport elec body control system
Fonte: Polishop

 

Veja o vídeo abaixo sobre o modelo:


Algumas características do modelo:

  • Clinicamente comprovado
  • 4 tipos de Sessões: Força Muscular, Firmeza, Manutenção Muscular e Massagem;
  • Formato especial: cinto com duas partes que podem ser usadas combinadas ou separadamente para se adequar às várias partes do corpo;
  • Ajuste digital de potência;
  • Sistema de segurança: impede o acionamento se não estiver em contato com a pele;
  • Leve e portátil. pode ser transportado sem qualquer dificuldade;
  • Acompanha o gel de contato;

 

 


 

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Curta, compartilha e deixe uma mensagem abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *