Home ⁄ Limpeza ⁄ O Robô aspirador de pó ideal

O Robô aspirador de pó ideal

 

As rotinas estão cada dia mais corridas, mais tarefas para fazer e nem sempre temos tempo (e disposição) para as atividades e cuidados do lar. Os aparelhos chamados de "smart" tem conquistado o mercado justamente por facilitar e muitas vezes até substituir as tarefas rotineiras. Um belo exemplo disto é o nosso assunto neste artigo, o robô aspirador de pó. Vamos entender melhor sobre o aparelho.

 

Objetivo

Os robôs aspiradores de pó vem com o objetivo de varrer e aspirar as poeiras de uma forma que não precise de alguém "direcionando" para o local da sujeira. A maioria dos modelos ainda possuem um sistema de esterilização, com a finalidade de combater os ácaros e bactérias.

 

Como funciona?

Não é a toa que esses aparelhos receberam o nome de robô. Possuindo um processador digno de smartphones potentes, conseguem criar rotas de navegação com a finalidade de passar pela maior área possível do local.Em baixo de sua base possuem escovas de borrachas giratórias que são responsáveis pela sucção de toda a sujeira.

Ainda possuem sensores ópticos, que identificam grandes objetos a uma certa distancia e desviam do mesmo, afim de evitar o contato e um possível estrago em móveis da casa. Alguns modelos ainda possuem um controle remoto que você pode customizar a rota. Se quiser ainda é possivel você mesmo guiá-lo, como uma espécie de carrinho de controle remoto.

Se já não bastasse tudo isso, vale destacar ainda outros pontos bastante interessantes:

  1. Limpeza programável: é possível agendar o horário que o robô irá funcionar.
  2. Sensor de queda: Com seus sensores na parte de baixo, identifica quando se tem uma certa altura pela frente, evitando assim tombos do aparelho.
  3. Leve e compacto: A maioria das marcas não passam de 50cm de circunferência e o peso tende a ser bem inferior aos aspiradores comuns.

 

O que levar em consideração?

Nossa análise se baseou nos seguintes quesitos:

  1. Capacidade de armazenamento da sujeira
  2. Potência do aparelho
  3. Programação: Alguns modelos possuem agendamento de hora do início do robô. Ideal para quem pretende utilizá-lo em horários que não possui gente em casa
  4. Parede virtual: Útil para quem pretende delimitar a área a ser trabalhada.
  5. Autonomia de bateria
  6. Custo x benefício: Iremos restringir a análise a aparelhos com um custo considerado médio/baixo. Existem aspiradores autotomizados com preços de até R$ 9.000 mas pelo seu alto custo, cita-los não será a intenção desta análise.

 

 

MELHORES MODELOS

 

 

1º Robô Aspirador de Pó Roomba 621 - iRobot

Não temos como não colocá-lo este modelo da iRobot em primeiro lugar. Com incríveis 4,9 de avaliação, feito por mais de 290 usuários somente em uma grande varejista do país, de longe este aparelho é o mais bem aceito da categoria. E não é só no Brasil que têm feito sucesso. O modelo já vendeu mais de 15 milhões de unidades em todo o mundo!

Sua desvantagem em relação ao 2º lugar (seu concorrente direto) é a falta de programação e agendamento do serviço. Para quem pretende utilizá-lo em horários que não se tenha ninguém em casa, este pode não ser a melhor opção.

 

 

FATOR VALOR
CAPACIDADE (ml) 500
POTÊNCIA (w) 33
PROGRAMAÇÃO? NÃO
PAREDE VIRTUAL? NÃO
AUTONOMIA DA BATERIA 2 HORAS

 

MELHORES PREÇOS

 


 

2º Robô Aspirador de Pó Ropo Glass Limpeza Programável com Controle Remoto Preto

Outra grande empresa do setor, a Ropo criou um modelo completíssimo. O diferencial deste modelo é o controle remoto que com ele é possível controlá-lo de forma manual, fazendo assim a rota que você desejar. Ainda possui acessório chamado de "parede virtual.  Um feixe de luz é criado, limitando assim a rota do robô aspirador.

Os pontos que o levaram ao segundo lugar é a sua capacidade de armazenamento e potência serem menores que o modelo da iRobot.

 

FATOR VALOR
CAPACIDADE (ml) 350
POTÊNCIA (w) 24
PROGRAMAÇÃO? SIM
PAREDE VIRTUAL? SIM
AUTONOMIA DE BATERIA 2 HORAS

 

MELHORES PREÇOS

 


 

3º Robô Aspirador de Pó 3 em 1 - Xrobot HomeUP

Agora se você procura um produto mais em conta, não tenha dúvida que o modelo desenvolvido pela Xrobot é o mais indicado. Custando em torno de R$ 600,00 (menos da metade do nosso primeiro lugar) este modelo é o melhor custo x benefício.

Sua principal crítica por parte de seus usuários é a falta de uma programação mais "inteligente". Há alguns relatos de aparelhos presos em cantos do cômodo por um erro de leitura de seus sensores de proximidade.

Nada que tire a eficiência do aparelho, mas caso opte por este modelo, é bom ficar de atento enquanto ele trabalha.

 

 

FATOR VALOR
CAPACIDADE (ml) 400
POTÊNCIA (w) 30
PROGRAMAÇÃO? NÃO
PAREDE VIRTUAL? NÃO
AUTONOMIA DE BATERIA 40-60 MINUTOS

 


 

Conseguiu decidir qual o melhor produto para as suas necessidades?

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Curta, compartilha e deixe uma mensagem abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *