O Ar condicionado portátil ideal

ar condicionado portatil perfeito

 

Está em dúvida de qual é o melhor ar condicionado do mercado e qual é o modelo ideal para você?

Afinal, de que o ar condicionado é um eletrodoméstico indispensável na vida dos brasileiros, isto ninguém tem dúvida!

Vivemos em um país tropical onde o clima, dependendo da região pode-se chegar em sensações térmicas de até 70ºC! (Para fins de curiosidade: em dezembro de 2016, em Cabo Frio-RJ se chegou a sensação térmica de 63ºC).

Por outro lado, não é tão simples e nem todo mundo quer estar sujeito aos pontos negativos um ar condicionado tradicional. Seja por fatores como residência temporária, custo de instalação e possíveis reformas (indesejadas) na casa.

Foi pensando nisso que há alguns anos atrás foi lançado no mercado os condicionadores de ar portáteis. Esse nicho de mercado mira suprir uma grande parcela dos consumidores.

Vamos listar os principais benefícios, comparados com os ar condicionados tradicionais:

  • Mobilidade: Certamente este é o ponto mais desejado para aqueles que optam pelo modelo portátil. Já imaginou poder usar o aparelho em todos os cômodos da sua casa? Ao mesmo tempo que temos a praticidade do aparelho, podemos economizar tendo somente um aparelho que abastecerá toda a casa.
  • Fácil Instalação: Você não precisará contratar nenhum profissional para o serviço. Sua utilização é simples e fácil e não requer conhecimento sobre o assunto.
  • Sem reformas em sua casa: Como já citamos anteriormente, essa vantagem do modelos portáteis sem sido um dos grandes diferencias. Quem já vivenciou uma obra sabe o quão traumático ela pode se tornar. O fato de não ter que adequar a construção do imóvel ao aparelho acaba pesando na escolha.
  • Economia (R$): O custo de instalação de modelos como splits e de janela são onerosos e representam boa parte do valor do aparelho. Além disto, a manutenção do ar-condicionado portátil tende a ser mais barato. Por ser um aparelho menor e móvel, você pode levá-lo nos locais de concerto.
  • Uso temporário: Em alguns casos o período de estadia é pré-determinado, como por exemplo uma viagem de férias. Nada melhor do que um aparelho que sirva para as nossas necessidades e seja reaproveitado depois.

 

Como funciona o aparelho?

Antes de entendermos os melhores modelos para as nossas necessidade é muito importante saber como ele funciona e as suas características.

Tubo extensor

A primeira coisa que precisamos saber é que todo o ar condicionado portátil possui um tubo extensor, com a finalidade de fazer a troca de calor entre o ambiente interno e externo.

A maioria dos aparelhos já possuem uma adaptação para janelas, ficando assim mais pratico e bonito. Essa adaptação pode ser esticado livremente e ajustado em comprimento.

Reservatório de Água

Todo ar-condicionado ao refrigerar gera água, que se forma pelo processo de condensação da umidade do ar. No caso de um modelo de janela, a saída dessa água em geral é pela parte traseira. No caso de um split a saída é pelo dreno e aonde ele será instalado é uma das coisas que precisa ser decidida durante a instalação.

O condicionar de ar portátil também tem condensação de água. Mas neste caso, essa água se acumulada em uma bandeja interna do aparelho que precisa ser esvaziada de tempos em tempos.

Alguns modelos têm bandejas maiores, que cabem mais água, outros contam com menores, que precisam ser esvaziadas com mais frequência.

 

O que levar em consideração?

Tamanho

O tamanho do aparelho obviamente deverá ser considerado, afinal queremos um aparelho portátil e que seja compacto para tornar a vida mais prática na hora da locomoção.

Listaremos todas as medidas dos equipamentos para auxiliar na análise e calcularemos o volume em litros como base de comparação.

Auto evaporação

Um pouco da fama ruim dos ar-condicionado portáteis veio da indesejável tarefa de remoção da água que ficava no reservatório, conforme comentamos a pouco.

Felizmente em modelos atuais, os melhores possuem a tecnologia de auto-evaporação, que evita a remoção manual pois o próprio aparelho armazena toda a água gerada durante a utilização do produto e evapora assim que necessário.

Isso será pré-requisito na nossa lista, ou seja, todos os modelos listados terão essa tecnologia!

BTU

Se você alguma vez já pesquisou sobre o melhor ar condicionado, já deve ter se deparado com a palavra BTU.

BTU é a sigla de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. BTU é uma unidade de energia, que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura.

BTU é uma unidade utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido que serve para determinar a potência de refrigeração de vários aparelhos, como por exemplo o nosso produto em questão: o ar-condicionado. BTU é uma unidade que não tem medida, porém equivale a algumas outras unidades, como 252,2 calorias e 1 055,05585 joules. Para derreter uma massa de gelo, são necessários 143 BTUs.

Fonte: https://www.significados.com.br/btu/

Como saber a potencia correta do ar condicionado portátil?

Esse é o primeiro passo para fazer a melhor escolha. Muita gente acaba comprando um ar-condicionado sem entender se a potencia suprirá a refrigeração necessária no seu ambiente e acaba se decepcionando com o aparelho, quando na verdade foi um erro de mau dimensionamento.

A conta é um somatório de fatores. Para começar, são necessários em média 600 BTUs por metro quadrado. Caso o ambiente receba sol diretamente, utilize 800 BTUs como necessário.

O segundo passo é somar mais 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) por número de pessoas no espaço. Claro que isso é relativo pois pode variar este número, mas é importante para termos isso em mente.

Para simplificarmos as coisas, vamos deixar uma tabela que exemplifica as potencias pela metragem do ambiente.

ÁREA (m2)AMBIENTE SEM INCIDÊNCIA SOLAR
(2 PESSOAS)
AMBIENTE COM INCIDÊNCIA SOLAR
(2 PESSOAS)
6 m24.800 BTUs6.400 BTUs
9 m26.600 BTUs8.800 BTUs
12 m28.400 BTUs11.200 BTUs
15 m210.200 BTUs13.600 BTUs
20 m213.200 BTUs17.600 BTUs
25 m216.200 BTUs21.600 BTUs

Consumo

O padrão de consumo tem sido decisivo na ao optar por um produto elétrico. Muitos levam isso como prioridade na hora da escolha.

Pela convenção do Inmetro, todos os aparelhos possuem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que foi criada para apresentar informações sobre o desempenho de certos produtos, no que diz respeito ao seu consumo energético.

Você verá em todos os modelos o consumo dos condicionadores de ar pelo kilowatt por hora (kWh).

Avaliação dos Usuários

O famoso benchmarking. Não adianta, os produtos podem ter as melhores especificações e as melhores tecnologias se o resultado final não é o desejável pelo usuário. O que realmente determina a qualidade é o sentimento do consumidor final. Já vimos muitos casos de produtos com características altíssimas mas na prática se mostraram um verdadeiro desastre.

A nossa nota será baseada em opiniões dos usuários, avaliadas nas 5 maiores varejistas do país.

 

AFINAL, QUAL O MELHOR AR CONDICIONADO PARA VOCÊ?

meSalvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 


4º Ar Condicionado Portátil Springer Midea 12.000 Btus

Começamos a nossa lista com o muito bom modelo da marca bastante popular no ramo, a Springer Midea.

O condicionador de ar MPH-12CRV1 conta com um design sofisticado e moderno. Suas saídas de ar, tanto traseira quanto frontais, são bem distribuídas e cumprem bem a função. O duto de exaustão é bastante flexível, o que ajuda na locomoção e encaixe do aparelho.

O seu grande destaque está no seu tamanho compacto. O modelo é o menor dos listados e um dos menores volume do mercado. Ainda possui a função dormir e não pertube, que regula a temperatura durante o sono por até 7 horas e desliga a luz do display e o sinal sonoro do aparelho.

Já o seu ponto fraco é o alto consumo de energia, o que transforma o aparelho com um custo x benefício inferior.

 

Avaliação Geral dos usuários: 4,0

FATORVALOR
CAPACIDADE1200 BTUS
VAZÃO DE AR310 (M³/H)
DIMENSÕES (L X A X P)355 X 703 X 345
VOLUME (L)86
CONSUMO (kWh)1,35
RUÍDOS (dB)N/A
PESO (kg)25

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 


3º DeLonghi Pinguino Turbo Silent 14.500 BTU

Outro modelo com uma aparência bem interessante, o ar condicionado Pinguino tem tido uma ótima aceitação no segmento.

Aliás, a empresa DeLonghi, que é relativamente nova no mercado, tem conquistado cada vez mais participação na área de refrigeração. Seus aparelhos portáteis tem mostrado uma qualidade impressionante e surpreendendo seus concorrentes.

O destaque aqui fica pela maior capacidade de refrigeração do segmento com 14.500 btus!

A função Real fee também é muito interessante pois traz equilíbrio entre a temperatura e a umidade do ar, dando um aspecto mais natural ao ambiente.

Mas como tudo tem seu lado contra, essa potência elevada faz com que o aparelho tenha medidas maiores que a concorrência, o que pode ser um ponto negativo para aqueles que precisam de um aparelho compacto e de fácil manuseio.

Avaliação Geral dos usuários: 4,1

 

FATORVALOR
CAPACIDADE14500 BTUS
VAZÃO DE AR350 (M³/H)
DIMENSÕES (L X A X P)449 x 750 x 395
VOLUME (L)133
CONSUMO (kWh)1,1
RUÍDOS (dB)54
PESO (kg)31

 

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


2º Olimpia Splendid Piú Portátil

Outro modelo com uma aparência bem interessante, o ar condicionado Più 12HP tem tido uma ótima aceitação no segmento.

Assim como a DeLonghi, a empresa Olimpia também está em expansão e conquistando o seu lugar ao sol. Seus aparelhos já estão no top 5 de produtos mais vendidos do ramo!

Este é o único ar condicionado portátil com funções quente e frio do mercado, o que pode ser um fato decisivo na hora da melhor escolha para aqueles que moram em regiões mais amenas.

Já se tratando do lado negativo, seu tamanho não é um dos menores.

 

Avaliação Geral dos usuários: 4,0

 

FATORVALOR
CAPACIDADE12000BTUS
VAZÃO DE AR400 (M³/H)
DIMENSÕES (L X A X P)490 x 760 x 365
VOLUME (L)136
CONSUMO (kWh)1,05
RUÍDOS (dB)41
PESO (kg)26

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


1º Ar Condicionado Olimpia Splendid Dolceclima Silent

Em muitos de nossos reviews, a escolha pelo melhor produto acaba sendo bem difícil e decidido nos detalhes. Não é o caso dos condicionadores de ar portátil, pois o modelo Dolceclima Silent é disparado o melhor custo benefício do nicho de refrigeração portátil!

Além de fabricar versões mais simples, voltados para o público menos exigente, a Olimpia Splendid conseguiu um modelo avançado (alto desempenho e eficiência) á um preço justo.

 

DESIGN IDEAL

Uma das preocupações em quem busca o melhor ar-condicionado portátil é a sua aparência. Como ele irá fazer parte do ambiente, ninguém deseja algo feio e que atrapalhe o aspecto visual.

O Silent 12 teve sua parte estética desenvolvido pelo designer italino Ercoli Garlandini. O resultado ficou fantástico.

FUNÇÕES

Vejamos algumas características do modelo:

Função de ventilação: 3 velocidades de ventilação reguláveis. Pode também ser utilizado o modo de apenas ventilação.
Função desumidificação
Função Auto: funcionamento automático que regula a refrigeração em relação com a temperatura do ambiente, para
optimizar o consumo energético.
Função Sleep: aumenta gradualmente a temperatura definida e garante um ruído reduzido para um maior bem-estar
noturno.
Função Turbo: máxima velocidade de ventilação.

BLUE AIR

Uma reclamação bastante comum entre os usuários de condicionadores de ar portátil, é a retirada da umidade em excesso. De fato isto pode ocasionar riscos como alergias e irritações no sistema respiratório àqueles que estão no ambiente.

A tecnologia Blue Air funciona muito bem no papel de combater isto. Ela faz a difusão do ar ficar mais rápida e homogênea. Tudo isso medindo e controlando automaticamente as condições locais.

 

MELHOR CONSUMO, MENOR RUÍDO

Dois fatores que realmente colaboram para o sucesso do produto: Menor consumo da categoria e menor ruído entre os aparelhos.

Com 12000 BTUs ele garante uma excelente refrigeração. Já a respeito dos efeitos sonoros, ele consegue chegar até 38 decibéis na sua função refrigeração, o que é realmente muito baixo!

 

TECNOLOGIAS

  • Não possui reservatório de água, pois ele devolve a água excedente para o próprio ambiente. Não há necessidade de esvaziar o tanque.
  • Utiliza gás ecologicamente correto (R290) totalmente em conformidade com a Convenção de Kyoto.
  • Seu tubo extensor consegue uma isolação muito boa, o que ajuda a manter o ar em temperatura ideal.
  • A manutenção do aparelho é muito simples, devido a não precisar de um reservatório de água.

MELHOR AVALIAÇÃO

E conforme comentamos anteriormente não adianta somente ter boas tecnologias e funções e uma avaliação insatisfatória, o que definitivamente não é o caso do Olimpia Splendid Dolceclima Silent. Suas avaliações superam e muito ao demais concorrentes.

 

Avaliação Geral do Usuários: 4,8

 

FATORVALOR
CAPACIDADE10000 BTUS
VAZÃO DE AR350 (M³/H)
DIMENSÕES (L X A X P)450 x 640 x 350
VOLUME (L)101
CONSUMO (kWh)0,7
RUÍDOS (dB)38
PESO (kg)23

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar


Conseguiu decidir qual a melhor ar-condicionado portátil para as suas necessidades?

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Curta, compartilha e deixe uma mensagem abaixo!

avatar
  Subscribe  
Notify of