O Ar condicionado portátil ideal

De que o ar condicionado é um eletrodoméstico indispensável na vida dos brasileiros, isto ninguém tem dúvida!

Vivemos em um país tropical onde o clima, dependendo da região pode-se chegar em sensações térmicas de até 70ºC! (Para fins de curiosidade: em dezembro de 2016, em Cabo Frio-RJ se chegou a sensação térmica de 63ºC).

Por outro lado, não é tão simples e nem todo mundo quer se sujeitar a instalar um ar condicionado tradicional. Seja por fatores como residência temporária, custo de instalação e possíveis reformas (indesejadas) na casa.

Foi pensando nisso que há alguns anos atrás foi lançado no mercado os condicionadores de ar portáteis.

Vamos listar os principais benefícios, comparados com os ar condicionados tradicionais:

  • Mobilidade: Certamente este é o ponto mais desejado para aqueles que optam pelo modelo portátil. Já imaginou poder usar o aparelho em todos os cômodos da sua casa? Ao mesmo tempo que temos a praticidade do aparelho, podemos economizar tendo um aparelho que abastecerá toda a casa.
  • Fácil Instalação: Você não precisará contratar nenhum profissional para o serviço. Sua utilização é simples e fácil.
  • Economia (R$): O custo de instalação de modelos como splits e de janela são onerosos e representam boa parte do valor do aparelho.
  • Sem reformas em sua casa: Como já citamos anteriormente, essa vantagem do modelos portáteis sem sido um dos grandes diferencias. Quem já vivenciou uma obra sabe o quão traumático ela pode se tornar. O fato de não ter que adequar a construção ao aparelho acaba pesando na escolha.
  • Uso temporário: Em alguns casos o período de estadia é pré-determinado. Nada melhor do que um aparelho que sirva para as nossas necessidades e seja reaproveitado depois.

Como funciona o aparelho?

Antes de entendermos os melhores modelos para as nossas necessidade é muito importante saber como ele funciona e as suas características.

Tubo extensor

A primeira coisa que precisamos saber é que todo o ar condicionado portátil possui um tubo extensor, com a finalidade de fazer a troca de calor entre o ambiente interno e externo. A maioria dos aparelhos já possuem uma adaptação para janelas, ficando assim mais pratico e bonito.

Reservatório de Água

Todo ar-condicionado ao refrigerar gera água, que se forma pelo processo de condensação da umidade do ar. No caso de um modelo de janela, a saída dessa água em geral é pela parte traseira. No caso de um split a saída é pelo dreno e aonde ele será instalado é uma das coisas que precisa ser decidida durante a instalação.

O condicionar de ar portátil também tem condensação de água. Mas neste caso, essa água se acumulada em uma bandeja interna do aparelho que precisa ser esvaziada de tempos em tempos. Alguns modelos têm bandejas maiores, que cabem mais água, outros contam com menores, que precisam ser esvaziadas com mais frequência.

 

O que levar em consideração?

BTU

Se você alguma vez já pesquisou sobre o melhor ar condicionado, já deve ter se deparado com a palavra BTU.

BTU é a sigla de British Thermal Unit, expressão em inglês que significa Unidade Térmica Britânica. BTU é uma unidade de energia, que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura.

BTU é uma unidade utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido que serve para determinar a potência de refrigeração de vários aparelhos, como por exemplo o nosso produto em questão: o ar-condicionado. BTU é uma unidade que não tem medida, porém equivale a algumas outras unidades, como 252,2 calorias e 1 055,05585 joules. Para derreter uma massa de gelo, são necessários 143 BTUs.

Fonte: https://www.significados.com.br/btu/

Como saber a potencia correta do ar condicionado portátil?

Esse é o primeiro passo para fazer a melhor escolha. Muita gente acaba comprando um ar-condicionado sem entender se a potencia suprirá a refrigeração necessária no seu ambiente e acaba se decepcionando com o aparelho, quando na verdade foi um erro de mau dimensionamento.

A conta é um somatório de fatores. Para começar, são necessários em média 600 BTUs por metro quadrado. Caso o ambiente receba sol diretamente, utilize 800 BTUs como necessário.

O segundo passo é somar mais 600 BTUs (ou 800, se houver incidência de sol) por número de pessoas no espaço. Claro que isso é relativo pois pode variar este número, mas é importante para termos isso em mente.

Para simplificarmos as coisas, vamos deixar uma tabela que exemplifica as potencias pela metragem do ambiente.

ÁREA (m2)AMBIENTE SEM INCIDÊNCIA SOLAR
(2 PESSOAS)
AMBIENTE COM INCIDÊNCIA SOLAR
(2 PESSOAS)
6 m24.800 BTUs6.400 BTUs
9 m26.600 BTUs8.800 BTUs
12 m28.400 BTUs11.200 BTUs
15 m210.200 BTUs13.600 BTUs
20 m213.200 BTUs17.600 BTUs
25 m216.200 BTUs21.600 BTUs

MELHORES MODELOS

meSalvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

 


LAVA e SECA LG Touch Big Door (10.2kg)

Justamente o ponto negativo do modelo anterior é o diferencial do nosso 3º lugar, este modelo da LG se destaca por ser muito silenciosa! Ela trabalha e, enquanto isso, faz um mínimo de ruído. Se silêncio é algo que você valoriza deve considerar adquirir esse modelo.

Além disso, é um equipamento que economiza bastante água e energia elétrica. É considerado um dos modelos com melhor relação de custo-benefício.

Possui uma característica bem interessante, que é o sensor inteligente de carga e de umidade das roupas. Seu design também é considerado um dos grandes pontos levantados pelos consumidores além de ter um manuseio das funções altamente explicativo, considerado fácil. Pode ser uma boa opção para pessoas com maior dificuldade com produtos eletrônicos.

Avaliação Geral dos usuários: 4,2

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


3º LAVA SECA Titan LG (16kg)

Essa máquina possui um valor relativamente bem acima dos outros modelos de sua espécie, porém, possui diversas vantagens como, por exemplo, sua maior capacidade.

A Titan LG lava 16 kg de roupa e apesar de parecer grande demais, ela acaba gerando na verdade uma grande economia. Além dela ser uma máquina que gasta pouca energia elétrica, você acabará por utilizar a máquina menos vezes na semana, já que poderá acumular mais roupas e lavar apenas quando atingir a capacidade máxima.

A avaliação dos consumidores indica que o valor de compra elevado se dissipa pela redução dos gastos em energia e água.

Outro benefício levantado pelos consumidores é seu design inovador e diferenciado, com iluminação no cesto de lavagem. Apresenta o benefício de limpeza a vapor, o que possibilita lavar peças que convencionalmente você não lavaria em casa.

Temos aqui um equipamento completo, difícil levantar algo negativo neste modelo, mas como nossa análise se propõe á buscar algo que traga o melhor custo x benefício, o modelo perde o 1º lugar.

Avaliação Geral do Usuários: 4,8

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

2º LAVA SECA Midea Acqua 8Kg

Mais compacta que modelos de outras marcas, não possui um design tão inovador ou moderno em comparação com as demais, porém realiza muito bem o que propõe.

Usuários referem alto nível de satisfação com essa lava e seca. Há porém alguns relatos de que ela não é tão silenciosa quanto outras marcas, fazendo barulho na hora da centrifugação.

Outro ponto positivo da midea acqua é que ela se propõe a economizar mais de 30% de água se comparado às lavadoras convencionais, tendo então um forte apelo ecológico.

Possui também uma interessante função específica para lavar tênis, algo bem prático dependendo do estilo de vida do consumidor.

O valor também é um diferencial, sendo mais baixo comparado a outras marcas porém um alto grau de satisfação dos consumidores.

Considerada uma ótima opção, ela é ideal se você busca conciliar design compacto, economia de água e baixo ruído. Tudo isso a um preço muito justo!

Essa máquina também é vendida com a capacidade de 10 kg e 12 kg, e nas cores branca e prata.

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


LAVA SECA Samsung WD-106 Seine (10.1kg)

1 lugar - melhor lava e seca

Aqui estamos falando simplesmente da lava e seca mais vendida do Brasil!

Esse equipamento possui diversas possibilidades de configuração, inclusive personalizável conforme a necessidade de carga e modo de lavagem/secagem do consumidor.

Vamos listar suas características:

Tecnologia EcoBubble™

 A tecnologia EcoBubble™ dissolve o sabão com ar e água antes do início do ciclo, gerando bolhas de limpeza que penetram no tecido de forma mais rápida do que o sabão concentrado. Lave as roupas em água fria com a mesma eficiência da água quente. A água fria não agride as roupas e protege o tecido impermeável. A tecnologia Ecobbuble™ possui desempenho tira-manchas similar ao da água quente, porém utilizando água fria. Isso é possível graças às microbolhas, que penetram com muito mais facilidade entre as fibras dos tecidos.

Além de aumentar muito o poder de lavagem, o sistema Ecobubble™ também traz outros benefícios:

  • Danos reduzidos: Esse recurso converte todo o sabão em bolhas antes que ele entre em contato com os tecidos. Isso ajuda a preservar as roupas novas por mais tempo, já que a espuma é menos abrasiva do que o sabão concentrado na água.
  • Economia de Energia: A água quente é um processo de remoção de manchas eficiente, porém gasta mais energia e pode danificar materiais mais sensíveis.

My Cycle

Sistema desenvolvido pela Samsung para os controles de temperatura da água, intensidade da centrifugação e o nível de sujeira das roupas. Tudo isso através do seu painel digital. Simples e prático!

Tambor Diamond Drum

 Oferece um desempenho de lavagem poderoso, mas suave. O tambor com relevo de diamantes move as roupas suavemente pelo tambor exclusivamente projetado, enquanto orifícios menores para a água evitam que os tecidos fiquem presos e sejam danificados.

Quick Wash

Recurso que permite lavar até 2 kg de roupa levemente suja em apenas 15 minutos.

Air Wash

A tecnologia AIR Wash™ feita pela marca coreana, tem a função de criar um ciclo especial que não utiliza água. O aparelho utiliza somente jatos de ar quente para desodorização (retirada de odores) e esterilização (desinfecção).

A lavagem a seco é destinada principalmente para peças delicadas que não podem ser lavadas com água, como o caso de casacos e blusas de lã, ternos, travesseiros, almofadas e bonecos de pelúcia.

Mesmo não possuindo a mesma eficiência dos equipamentos industriais das lavanderias, esse recurso se mostra uma boa alternativa para aqueles que estão sempre precisando tirar o cheiro de cigarro ou suor de um terno, tirar o pó daquele casaco de lã guardado a meses, ou até mesmo limpar as pelúcias dos filhos.

Dispenser

 Reservatório especial para sabão líquido, o que não é comum a outros modelos. Apresenta configuração chamada “função anti-rugas” que auxilia a roupa a não sair tão amassada, o que acontece com a maioria das máquinas de secar.

Contras

Como nem tudo é perfeito, um dos contras apontados pelos consumidores é o fato da Samsung WD não possuir sensor de umidade.

Realmente temos aqui um modelo sensacional. O design moderno e a iluminação fecham com chave de ouro as características da melhor lavadora e secadora do mercado!

Avaliação Geral dos usuários: 4,9

MELHORES PREÇOS

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Conseguiu decidir qual a melhor ar-condicionado portátil para as suas necessidades?

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Curta, compartilha e deixe uma mensagem abaixo!